A prática da debicagem e o bem-estar de galinhas poedeiras

O que é?


A debicagem é um manejo comum, realizado por produtores de ovos, em que se remove parcialmente as pontas dos bicos superior e inferior de galinhas poedeiras.

Por que este manejo tem sido realizado?


Se você já experimentou perguntar a um produtor quais são as razões que o levam a realizar a debicagem, provavelmente escutou que a prática é importante nos sistemas de criação pois evita o canibalismo, a bicagem de penas e agressividade entre as aves. Além destes pontos, a prática costuma ser recomendada para reduzir a seletividade alimentar típica da ave que possui o bico intacto o que, em tese, pode ter efeitos positivos na eficiência alimentar.


Mas, o que a ciência sabe sobre os efeitos da debicagem no bem-estar das aves?


Não se discute que o manejo de debicagem provoca dor crônica e sofrimento aos animais, porém a intensidade do problema depende de vários fatores, entre eles o método escolhido e demais manejos necessários para a sua realização (manejo de contenção e cuidados pós-debicagem, por exemplo). Além da dor crônica resultante do manejo, principalmente quando realizado por lâmina
quente, a debicagem altera o comportamento alimentar das aves, o que sem dúvida deve ser considerado na avaliação do bem-estar animal. Porém, as recomendações técnicas que levam em conta o bem-estar animal destacam que, caso a granja não esteja preparada para abolir a prática de debicagem, o manejo deve ser realizado pois os efeitos do canibalismo e bicagem de penas podem ser muito negativos. Neste caso, a recomendação é que a prática seja realizada pelo método de infravermelho, ainda no incubatório (de ABREU; de SILVA; MAZZUCO, 2021). Estas recomendações seguem os resultados de pesquisas que mostraram vantagens da debicagem por
infravermelho em relação à realizada por lâmina quente (MARCHANT-FORDE, FAHEY & CHENG., 2008).
Estudo realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (BAGGIO et al. 2018; BAGGIO et al., 2020) estudou métodos de debicagem em sistema de criação em gaiolas e em piso. Neste estudo, foi mostrado que no sistema em piso, as galinhas poedeiras não precisam ser debicadas, o que não ocorre no sistema de gaiolas, em que o manejo é importante para evitar a bicagem de penas. Neste sentido, esta é mais uma das vantagens do sistema cage free: resgatar o comportamento natural das aves, o que, entre outras tantas vantagens, reduz a dependência de se realizar a debicagem.

Por: Aluno de Iniciação Científica : Camila Andrade Rodrigues

REFERÊNCIAS

BAGGIO, R.A. et al. Feed selectivity of laying hens undergoing different beak trimming in two rearing systems. Ciência Rural, v. 48, 2018.


BAGGIO, R. A. et al. Performance and well-being of laying hens subjected to various beak trimming methods and rearing systems. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e570974509-e570974509, 2020.


DE ABREU, P. G.; DE SILVA, I. J. O.; MAZZUCO, H. Manual de boas práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras criadas livres de gaiolas. Embrapa Suínos e Aves-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2021. Disponível em: Link


MARCHANT-FORDE, R. M.; FAHEY, A. G.; CHENG, H. W. Comparative Effects of Infrared and One Third Hot-Blade Trimming on Beak Topography, Behavior, and Growth. Journal of Poultry Science, v.87, p.1474-1483, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.