A Iniciativa MIRA Frangos recomenda a leitura!

Artigo: Uma revisão de literatura sobre o bem-estar de frangos de corte, manejo e formas de avaliação (A literature review of broiler chicken welfare, husbandry, and assessment)

O ambiente é muito importante para o bem-estar das aves. Fatores como luminosidade, substratos de cama, temperatura, umidade relativa, qualidade do ar e ventilação devem ser monitorados para minimizar efeitos negativos que comprometem o bem-estar das aves.   

Os frangos de corte convencionais têm sido selecionados especificamente para que ocorra seu crescimento de forma rápida e com maior ganho de peso possível. Dessa maneira, há um elevado peso sobre uma estrutura óssea ainda imatura, levando os frangos de corte a predisposição de problemas de saúde como doenças cardiovasculares, bem como a dermatite de contato e baixa atividade locomotora. Em um estudo comparando aves de crescimento rápido e lento sob as mesmas condições comerciais, os autores registraram que as linhagens de crescimento mais lento eram mais saudáveis, apresentaram menor mortalidade e menor taxa de abate, com menos perdas na carcaça. Aliado a isso os problemas de patas também se intensificaram, resultando em dificuldade para caminhar ou claudicação em frangos de corte.

Outro fator comprometedor do bem-estar é a iluminância. A utilização de diferentes tipos de luz na criação dos frangos (vermelha, verde e azul) indicam que, embora a cor da luz não afetasse significativamente os parâmetros de bem-estar medidos, as aves criadas sob luz azul apresentavam maior grau de bem-estar devido à redução dos níveis de medo e estresse. No entanto, a iluminação natural tem um efeito muito positivo sobre o bem-estar das aves.

A escolha do material de cama também afeta a saúde dos frangos. O alto teor de amônia na cama é causado pelas excretas das aves, além do derramamento de água e outros fatores que aumentam a umidade e atividade bacteriana. Estas características podem causar dermatites de contato nas aves. Dessa maneira, as dermatites de contato e a claudicação são indicadores úteis do bem-estar animal.

Em relação ao comportamento, a motivação para que os frangos expressem seus comportamentos naturais é alta e, quando a capacidade de realizá-los é limitada, pode resultar em frustração. Enriquecimentos ambientais podem ser utilizados para melhorar o ambiente das aves e aumentar a expressão de comportamentos importantes para a espécie.

Portanto, a promoção do bem-estar dos frangos de corte exige uma abordagem integrada e contínua, que considere no atendimento das necessidades físicas, comportamentais e psicológicas das aves. A adoção de boas práticas de manejo, o monitoramento constante das condições do ambiente, bem como rápida detecção dos problemas e resolução são fundamentais para garantir o bem-estar animal e a rentabilidade do produtor.

Autores do artigo: Wilcox CH, Sandilands V, Mayasari N,  Asmara IY,.

Título: A literature review of broiler chicken welfare, husbandry, and assessment.

Revista: World’s Poultry Science Journal, vol:80, 2024.

Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00439339.2023.2264824#d1e689 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: