A atitude e o comportamento dos colaboradores podem influenciar sobre o bem-estar das galinhas poedeiras

O bem-estar animal nas propriedades pode ser melhorado não somente pelo investimento e melhoria nas instalações, mas também por meio da mudança de cultura, atitude, investimento em capacitação e aprendizado de boas práticas de seus colaboradores.

O comportamento e as emoções dos funcionários, bem como a cultura de uma empresa, tem um papel muito importante sobre o bem-estar das galinhas, segundo a Dr.ª Shawna Weimer, professora assistente da Universidade do Arkansas, que discorreu sobre o assunto em 16 de Agosto de 2022 na Virtual Shell Egg Academy.

Segundo a Dr.ª Shawna, os funcionários devem estar, primeiramente, cientes sobre seu próprio bem-estar. A forma como essas pessoas se sentem é importante de ser repensada, antes de iniciar o cuidado com as aves, pois caso o colaborador não esteja cuidando de si mesmo, como cuidará das galinhas?

Para a Dr.ª Shawna, todos têm dias bons e ruins, mas os animais não sabem disso e não tem culpa. É importante que os funcionários olhem para dentro de si e lembrem-se de que estão trabalhando com seres vivos. O colaborador deve ter paciência com os animais, porque eles também podem aprender que as práticas de manejo são agressivas e reagir da mesma forma, ou tornarem-se mais estressados e aumentar as reações de medo. 

A empresa também precisa ter uma cultura positiva em relação aos seus colaboradores. Quando ela se importa com as pessoas e as trata bem e com seriedade, consequentemente, muito provavelmente as pessoas tratarão bem os animais e aumentarão seu grau de bem-estar. Caso um funcionário considere que sua empresa não se importa consigo, ele poderá transferir esse sentimento de abandono para as aves.

A relação ser humano x animal também pode impactar na forma como os animais respondem aos seus cuidadores. Movimentos bruscos, barulhos altos, luzes fortes e contato físico negativo podem assustar as galinhas. Entretanto, andar e mover os braços lentamente, minimizar os ruídos de fala ou de equipamentos e manusear suavemente as aves pode mitigar os problemas de bem-estar, além de deixar as aves calmas e acostumadas a um manejo tranquilo.

A Dr.ª Shawna ainda citou um estudo que indica que os dois principais fatores que afetam o bem-estar das galinhas durante o manejo são o comportamento e as atitudes dos seres humanos. Também citou pesquisas que sugerem que os animais reconhecem certas pessoas e podem lembrar e discriminar as pessoas.

A fala da Dr.ª Shawna indica que por trás de investimentos em tecnologia, instalações ou equipamentos, está um ser humano que também precisa ser cuidado, receber capacitação e estar inserido em uma cultura positiva da empresa, e que a união desses fatores refletirá no aumento do grau de bem-estar das galinhas.

Fonte: por Meredith Johbson em WATTPoultry.com (06 Set. 2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.