Ovos de postura fertilizados podem ser sexados durante a incubação pela detecção de produtos químicos orgânicos voláteis que são liberados pelo embrião em desenvolvimento. Este método está sendo avaliado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis) e a empresa de sensores químicos Sensit Ventures Inc.
Aproximadamente 6 a 7 bilhões de pintinhoss machos são abatidos a cada ano após a eclosão na indústria de postura, mas se os incubatórios pudessem identificar o sexo de um ovo no início da incubação, os ovos que contém pintinhos machos poderiam ser desviados para outra finalidade e estes não seriam macerados após a identificação do sexo.
Segundo a professora Cristina Davis, vice-reitora associada da UCF Davis para pesquisa interdisciplinar e iniciativas estratégicas, é possível fazer isso com base na detecção destes compostos. Há uma diferença detectável de forma confiável nos compostos emitidos por embriões masculinos e femininos e a tecnologia usada no estudo provou ser 80% precisa após dois minutos de amostragem em ovos incubados por oito dias.
Além disso, a abordagem de fazer esse processo pela detecção de algo volátil elimina a necessidade de penetração no ovo, ao contrário de outras técnicas de sexagem in-ovo. Tom Turpen, presidente e CEO da Sensit Ventures, que licenciou o produto, informou que descobriram no ovo esse cheiro que você pode ser capturado e classificado estatisticamente.
O processo consiste em possuir ventosas projetadas para manuseio e embalagem de ovos e estas adaptadas para captar e “cheirar” os ovos sem quebrá-los e, consequentemente, identificar os produtos químicos orgânicos voláteis. A tecnologia também envolve um sensor usado para analisar esses compostos no ar.
Após a coleta, as amostras são analisadas por cromatografia gasosa e espectrometria de massas. O sexo dos pintinhos éi confirmado por uma análise de DNA no Departamento de Ciência Animal da UC Davis. A UC Davis ainda acredita que o método de amostragem por ventosa pode ser feito em fileiras para avaliar muitos ovos ao mesmo tempo, tornando a prática adaptável comercialmente
Fonte:
Adaptado de Meredith Johnson em WATT Poultry.com. Junho, 2023.