A empresa FAI Farms juntamente com seus parceiros, a The Lakes Free Range Egg Company, a Universidade de Newcastle e o Agri-Tech Centre, receberam um financiamento da Innovate, uma agência de inovação. O objetivo deste apoio financeiro foi aprimorar a tecnologia do BirdBox, um software que avalia os indicadores do grau de bem-estar das aves. Essa inovação ocorreu por meio do projeto denominado Flockwise, que significa “Facilitando oportunidades de aprendizagem, cultivando conhecimento e bem-estar por meio de sensoriamento e expertise integradas”. Este projeto terá duração de três anos e irá melhorar o desenvolvimento do BirdBox por meio da integração de novos sensores, utilizando a inteligência artificial para fornecer detalhes aos produtores, processadores e agentes da cadeia de suprimentos em geral, com base em dados do setor coletados e analisados em tempo real.
O Bird Box já integra a coleta de dados e a geração de relatórios da granja até o centro de processamento dos ovos, por meio de um software próprio e sensores internos, demonstrando condições favoráveis de melhor saúde e bem-estar das aves. Painéis intuitivos permitem que os embaladores de ovos monitorem o desempenho de toda a sua produção, otimizando as operações. Baseado em dados já coletados, foi possível observar, em média, um aumento na produção de ovos de 3,5% e uma redução de 1,8% na mortalidade após a instalação do software.
O projeto Flockwise permite ajudar no enfrentamento dos principais desafios dos lotes de galinhas poedeiras criadas ao ar livre, como amontoamento e sufocamento, bicadas e doenças respiratórias. Isso não apenas poderá melhorar o bem-estar das aves, como gerará ganhos em produtividade, eficiência e sustentabilidade. O Flockwise ainda poderá ser utilizado para avaliar as vocalizações das aves e qualidade dos ovos. Com esta tecnologia sonora, o Flockwise associará as vocalizações produzidas pelas galinhas a preocupações essenciais com sua saúde e o bem-estar, permitindo que os lotes sejam constantemente monitorados. Além de identificar as vocalizações das aves, a tecnologia visa detectar mudanças sutis destes sons em momentos de risco às aves. Dessa forma, os produtores são alertados e podem evitar a ocorrência antecipada de algum tipo de problema.
Outra abordagem semelhante do projeto será usada para avaliar a qualidade dos ovos, especialmente quando as aves estão sob estresse, momento no qual há maior ocorrência de baixa qualidade de ovos. Desta forma, informações coletadas durante a classificação dos ovos serão monitoradas pela BirdBox.
Segundo Lucy Asher, professora na Universidade de Newcastle, o Flockwise oferece uma oportunidade única de colaboração entre a universidade e a indústria, no sentido de impulsionar avanços no bem-estar animal e sustentabilidade do setor.
Carly Scott, diretora e líder de projeto da FAI Farms, acrescentou que o BirdBox apresenta um elevado benefício para o monitoramento do ambiente e do manejo do lote, permitindo que os produtores entendam e atendam melhor ao bem-estar de suas aves, inclusive prevenindo problemas.
David Brass, diretor executivo da The Lakes Free Range Egg Company, afirmou que esta pesquisa tem o potencial de transformar a avicultura de postura, inclusive para as aves criadas ao ar livre.
O DEFRA (Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais) situado no Reino Unido, afirmou esperar que o resultado do projeto possa melhorar o bem-estar animal e, eventualmente, reduzir os preços dos ovos, além de fazer com que as galinhas tenham maior grau de bem-estar.
Fonte: Adaptado de Poultry World, 2025. Disponível em: https://www.poultryworld.net/poultry/layers/partners-advance-animal-welfare-with-real-time-data-and-sound-analysis/