Melhorias no bem-estar de frangos de corte com o uso de enriquecimento ambiental

O uso de ferramentas de enriquecimento nos aviários podem ajudar a melhorar o bem-estar animal. Segundo a Drª Katy Tarrant, professora da Universidade Estadual da Califórnia e integrante da IPWA (International Poultry Welfare Alliance), há muitos fatores que podem influenciar na decisão do uso de um determinado item de enriquecimento para os frangos de corte, e como este deve ser oferecido às aves.

De acordo com Tarrant, monitorar indicadores do grau de bem-estar das aves pode ajudar a determinar se um enriquecimento ambiental está funcionando conforme o esperado. Estes indicadores são considerados confiáveis, robustos e repetíveis, e ainda, podem ser avaliados na granja e em tempo real. Esses  indicadores incluem:

  • Qualidade da cama e do ar
  • Saúde das patas das aves e demais lesões
  • Mortalidade
  • Claudicação

O uso de itens de enriquecimento ambiental possibilitam a expressão de comportamentos específicos das aves, como empoleirar, forragear e tomar banho de cama. Os enriquecimentos que podem incentivar tais comportamentos são os poleiros, rampas, túneis e fardos de feno. Porém, nem todos os enriquecimentos funcionam, dependendo do tipo de aviário ou aves. Desta forma, é possível que pequenas alterações sejam necessárias.

Segundo Tarrant, em muitos casos, é preciso pensar em como e quando é importante fornecer os enriquecimentos ambientais, para que o uso destes itens seja viável economicamente, além de cumprir com seus propósitos em relação às aves de produção. Portanto, o monitoramento e a avaliação do lote podem ajudar a determinar quais tipos de enriquecimentos apresentariam melhores resultados.

A instalação do enriquecimento ambiental também apresenta seus desafios como custos adicionais, impacto nas condições do galpão como fluxo de ar e qualidade da cama e a adesão dos colaboradores, afirma Tarrant. Ainda, qualquer ferramenta de enriquecimento ambiental instalada não deve representar perigo tanto para os frangos quanto para os colaboradores, devem ser leves e incluir alças para facilitar a movimentação do item pelo aviário e o colaborador deve receber treinamento sobre sua instalação, manutenção e a importância do uso em relação ao bem-estar dos frangos de corte.

Fonte: Adaptado de Watt Poultry, 2025. Disponível em: https://www.wattagnet.com/broilers-turkeys/animal-welfare/article/15745404/poultry-welfare-effective-enrichment-strategies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: