(Effects of genetic strain, stocking density and age on broiler behavior)
Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da linhagem genética e densidade no comportamento de frangos de corte. Foram utilizadas duas densidades (29 Kg/m2 e 37 kg/m2) e duas linhagens (uma linhagem convencional e outra de crescimento lento). Foram dispostas pelo aviário, câmeras que realizavam gravações por um período de 30 min/manhã e 30 min/tarde. O comportamento das aves em cada unidade experimental foi categorizado da seguinte maneira: andando, em pé, sentada, sentada lateralmente, comendo, bebendo ou limpando as penas. Os resultados foram gerados para comparar o efeito da idade aos 25 e 39 dias e o peso corporal aos 39 e 60 dias.
Os resultados mostraram alterações comportamentais de acordo com as linhagens e entre as idades. Aos 39 dias de idade, as aves da linhagem convencional ficaram mais tempo sentadas (58,3%) em comparação com as aves da linhagem de crescimento lento (54,5%). Além disso, dentre os tipos de comportamentos mais pronunciados, a postura lateral foi a que teve uma maior porcentagem para as aves da linhagem convencional (5,4%). Os comportamentos de ficar em pé e caminhar foram observados mais em frangos da linhagem de crescimento lento (2,4%).
O comportamento de frangos de corte convencionais e de crescimento lento na mesma idade permanece pouco explorado na literatura científica e essa lacuna limita as informações disponíveis para as partes interessadas tomarem decisões sobre os padrões de bem-estar e práticas de produção. Muitos estudos compararam frangos de corte convencionais e de crescimento lento, mas poucos incorporaram diferentes densidades.
Assim, neste estudo foi possível observar que o comportamento é diferenciado entre as linhagens e também entre as idades, no qual os frangos de corte convencionais e de crescimento lento com o mesmo peso corporal se comportaram de forma diferente para todos os comportamentos observados, exceto o comportamento de beber.
Título: Effects of genetic strain, stocking density, and age on broiler behavior
Autores: Whittle RH, Karcher DM, Erasmus MA, Weimer SL.
Revista: Poultry Science, vol: 104, ISS: (2) 2025.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032579124013014?via%3Dihub