Capacidade de dor em pintinhos no período da incubação

Aproximadamente entre 6 e 7 bilhões de pintos machos são abatidos a cada ano, uma  preocupação com a economia na indústria de galinhas poedeiras, mas especialmente com o bem-estar animal dessas aves.

Dessa maneira, é visto com maior frequencia o compromisso de produtores de ovos em todo o mundo em abolir essa prática e adotar a tecnologia de seleção de sexo in ovo  assim que estiver disponível.

As leis europeias atuais proíbem o abate de pintinhos machos após o sexto dia de incubação, no entanto, um estudo encomendado pelo Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL), descobriu recentemente que os embriões das galinhas não sentem dor antes do 13º dia de incubação.

De acordo com a situação legal europeia atual, a partir de 1º de janeiro de 2024, será proibido interromper a incubação de embriões machos a partir do 7º dia de incubação, mas é possível que essa proibição seja alterada para o 13º dia de incubação.

Segundo Mariana Pradillo, gerente de marketing da Orbem GmbH, trata-se de uma importante descoberta para o bem-estar animal.

Umas das soluções tecnológicas para determinação do sexo dos embriões in ovo usa MRI (Magnetic Resonance Imaging) e inteligência artificial (IA) para identificar os pintinhos machos.

Segundo Mariana, a ressonância magnética é normalmente uma tecnologia usada na área médica e a IA ajuda a acelerar o processo de digitalização e classificação, tornando a ressonância magnética acessível para aplicações industriais. Quando os óvulos são escaneados, a IA detecta as diferenças morfológicas no embrião e determina o sexo do pintinho. O sistema ainda pode identificar características internas e externas de cada ovo sem tocá-los em uma taxa de precisão de 99%.

A Iniciativa MIRA acredita que, independente disso, é imprescindível que novas formas de acabar com a trituração de pintinhos machos sejam adotadas, como:

  1. Desenvolvimento e acessibilidade das técnicas de identificação precoce do sexo do embrião e/ou;
  2. Os pintinhos machos podem ser encaminhados a produção de carne, fato que já ocorre, como o caso da empresa holandesa de ovos Kpister Farms que planeja eliminar o abate de machos de poedeiras nos Estados Unidos,  (notícia publicada no MIRA Poedeiras em janeiro de 2023), tornando-se outro nicho para a avicultura de corte mundial.

A trituração de pintinhos machos na indústria de ovos envolve questões de regulamentação, bem-estar animal, diminuição de custos com incubação, sustentabilidade e ética animal!

Fonte:

  • Adaptado de Elizabeth Doughman. WATT Poultry. Disponível em: https://www.wattagnet.com/poultry-future/poultry-tech-summit-news/article/15542037/pain-study-could-impact-european-male-chick-cull-laws?utm_source=Omeda&utm_medium=Email&utm_content=NL-Poultry+Update&utm_campaign=NL-Poultry+Update_20230710_1900&oly_enc_id=3125H9661090I2X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Ao continuar a usar nosso site, você está concordando com o nosso uso de “cookies”. Para saber mais, por favor, veja a nossa Política de Privacidade.